E sai um pensamento fresquinho...

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Tanta coisa para aprender #1

Quem me conhece, assim mesmo a fundo, sabe que adoro cinema, que amo teatro, que sou louca por representar e que o meu maior sonho era ser actriz.

Consigo chorar em segundos e sem qualquer motivo aparente...
Consigo soltar uma gargalhadas mesmo sem que precisem dizer-me uma piada...
Consigo fingir-me zangada, triste, magoada... Trinta por uma linha... Tudo isto como muita naturalidade...

Claro que só uso estas minhas versatilidades humorais para pregar partidinhas sem importância, e rapidamente reponho toda a verdade, visto que odeio mentiras e coisinha que não consigo fazer é mentir. E não é não conseguir fisicamente, porque não gaguejo, não desvio os olhos e consigo fazer com que acreditem mesmo em mim, mas não consigo porque pesa-me a consciência. E se há coisa que prezo é ter a consciência tranquila (coisa que tenho).

Consigo controlar muitas coisas, muitas emoções... Mas há algo que tenho mesmo, mas mesmo, de aprender: a receber elogios.

Qualquer frase contendo elogio em relação à minha pessoa e imediatamente as minhas maças do rosto são atingidas com 3 litros de sangue... Hoje acho que até fiquei sem sangue nos pés de tão corada que me sentia!

Isto de trabalhar na caixa de um supermercado... Uma pessoa habilita-se a ouvir de tudo, incluindo:
"Do outro lado da linha devem tar a pensar: ou esta voz encantadora engana muito ou a menina deve ser cá uma beleza";
"A menina tem um rosto muito bonito. Já lhe tinham dito que é muito bonita? Mas olhe que é, e esse sinalzinho no queixo fica-lhe mesmo muito bem";
"Olha-me só que olhos tão doces";
entre outras.

E a minha reacção é sempre a mesma: ficar com um sorriso aparvalhado, sem saber o que dizer, repetir um sem número de vezes "oh, obrigada" (quase me sinto a Amália... lol), sentir uns certos suores frios e sentir um calor no rosto que denuncia o meu pouco à vontade perante elogios...

Há por aí alguém que me possa ensinar a receber elogios sem parecer uma menina da primária a quem a professora elogia à frente dos amiguinhos todos?


1 comentário:

Anónimo disse...

Acho que só mesmo com o tempo. Eu próprio (definição de género) já tive situações de natureza semelhante. Acho que perder o receio do embaraço ajuda, pelo menos a que o sangue não se refugie todo na nossa cabeça. Mas não é fácil. De qualquer forma a lição a tirar deste post é que faço compras nos sitios errados, onde não apetece fazer elogios simpaticos...